Motivação de um

Hub de Energia no Rio de Janeiro

A motivação veio do cenário que, das 13 mil startups mapeadas no Brasil em 2019 pela ABStartups (Associação Brasileira de Startups), apenas 0,61% estão classificadas no segmento de energia. 

Conjunturalmente, o setor de energia no Brasil representa 15% do PIB, e está apresentando um crescimento no Brasil, quer seja por meio da melhoria da economia, quer seja pelo histórico de investimentos crescentes em projetos de P&D e demandas por inovação aberta e transformação digital pelas empresas do segmento de Energia.

A ANP e ANEEL vem demonstrando a possibilidade de flexibilização das regras de aplicação dos editais de inovação, viabilizando enquadrar soluções apresentadas por Startups e pequenas empresas, o que deve fomentar o desenvolvimento de um ecossistema de inovação.  

Os principais motivos para reduzido número de startups voltadas ao setor de energia se deve a complexidade do segmento, do ambiente técnico e qualificado para articular as soluções, bem como da tradição em se realizar o modelo de inovação fechada, utilizando centros de P&D próprios e Universidades.

Somado a isso, as atividades de apoio à inovação ainda ocorrem com baixa articulação, isoladas e de modo pontual no segmento de energia, o que muitas vezes apresentam desafios para as empresas do segmento de Óleo e Gás e Energia Elétrica de aplicarem as suas verbas na cláusula P&D obrigatória obrigatórias definidas pelas Agências reguladoras (ANP e ANEEL).

O que é a Energy Hub SDP?

O Energy Hub SDP é um Hub de Inovação Setorial Privado que busca conectar todos os agentes do ecossistema de inovação: empresas, associações, academia, universidades, fornecedores, startups, investidores, mentores, instituições de fomento, prestadores de serviços entre outros atores da cadeia de energia.

Tem como propósito alavancar a jornada de inovação aberta, transformação digital e mindset empreendedor das empresas mantenedoras ligadas aos segmentos de Óleo e Gás, Energia Elétrica e Renováveis.

Algumas vantagens podem ser acessadas pelas empresas mantenedoras que estiverem participando do Energy Hub: Geração de Oportunidades de negócio, Posicionamento estratégico Inovador, Renovação da cultura Organizacional e Debate Regulatório da Indústria.

Podemos citar alguns exemplos de desafios que o Energy Hub beneficiará para as empresas mantenedoras, como desenvolver soluções ambientais para tratamento de vazamentos de Petróleo e Derivados, incorporar soluções energéticas e gestão de torres de transmissão, desenvolver fontes de energias renováveis como solar, eólica, e disponibilizar novas alternativas de energia, como hidrogênio, elétrica, biogás, biocombustíveis, entre outras.

A inspiração para a criação do Energy Hub do Rio de Janeiro vem de outros hubs de inovação que agregam valor aos seus interlocutores, como o Food Labs em Nova Iorque (EUA) e o Mining Hub em Minas Gerais (Brasil).

Este será o segundo Hub setorial do Brasil habitado em um espaço colaborativo da WeWork. O Mining Hub em Minas Gerais apresenta grande sucesso e está operando há quase 2 anos, contando com mais de 45 empresas (mantenedores e fornecedores) ligados ao segmento de mineração.

O Energy Hub iniciou suas operações em 02/03/2020 com a inauguração da WeWork Bossa Nova. A inauguração no seu espaço definitivo que contêm 50 posições, será realizado em abril/2020, estando localizado fisicamente na nova unidade da WeWork do Shopping Bossa Nossa, que fica ao lado do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro. O Energy Hub SDP é uma iniciativa desenvolvida pela aceleradora Sai do Papel (SDP) em parceria com a WeWork.  

Nossos serviços

Lançamento de desafios

Desenvolvimento da trilha de inovação aberta e geração de provas de conceito, que vai desde a definição do Desafio, até o Demo day. Estes desafios serão lançados semestralmente, sendo 2 desafios por cada segmento (Óleo e Gás, Energia Elétrica e Renováveis)

Articulação com o ecossistema de inovação

Conexão é a palavra-chave. O hub conecta as diferentes partes do ecossistema, sendo ponto de encontro das empresas mantenedoras nos segmentos de Óleo e Gás, Energia Elétrica e Renováveis, Startups e pequenas empresas, fornecedores, Investidores, Mentores, Universidades, instituições de fomento e prestadores de serviços públicos e privados focados em startups, como consultorias, escritórios de advocacia, contabilidade, entre outros.

Articulação com investidores

O hub possui a estrutura de parceria com Investidores desde Anjo até Corporate Ventures, o que permitirá que a solução promissora que foi desenvolvida setorialmente possa ser implementada com um produto ou serviço para o segmento como um todo. 

Conexão com centros de inovação nacionais e internacionais

O hub possui parcerias firmadas com Universidades, Institutos, Centros de pesquisa e Institutos de tecnologia no Brasil e no Mundo voltados para o setor de energia.

Eventos, Workshops e Disseminação de conhecimento

O hub possui a estrutura de parceria com Investidores desde Anjo até Corporate Ventures, o que permitirá que a solução promissora que foi desenvolvida setorialmente possa ser implementada com um produto ou serviço para o segmento como um todo. 

Trilha de conhecimento

O hub possui a estrutura de parceria com Investidores desde Anjo até Corporate Ventures, o que permitirá que a solução promissora que foi desenvolvida setorialmente possa ser implementada com um produto ou serviço para o segmento como um todo. 

Benefícios

Os benefícios para os mantenedores podem ser classificados em quatro pilares:

Oportunidades de negócio

A empresa participará do primeiro Hub de Inovação Aberta do setor de Energia do Brasil, passando a ter uma posição de destaque no ecossistema inovador, ficando por dentro de um universo de oportunidades de negócio para financiar, estabelecer parceria, investir ou fornecer seus serviços.  

Neste pilar os mantenedores recebem:

- Participação da chamada setorial semestral ( Seleção , Aceleração, Provas de Conceito POCs)
- Direito a voto na escolha dos temas
- Apadrinhar uma startups para prova de conceito
- Acesso a todas as soluções geradas pelas startups participantes 

- Utilizar a verba da cláusula de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (Cláusula de PD&I) para desenvolver as provas de conceito (POCs)

- Ampliar o potencial de investimento nos projetos (podendo dobrar o valor investido) a partir da parceria do hub com centros de tecnologia e agências de fomento

- 2 (duas) posições de trabalho dentro do espaço físico do Energy Hub SDP

Posicionamento estratégico e Marketing

A empresa passará a ter acesso ao banco de dados das startups cadastradas e suas soluções, viabilizando dinamizar a inovação aberta. Precisam se adaptar e se preparar para construir parcerias com as empresas nascentes. Complementarmente,  passando a ser reconhecida como empresa.

Neste pilar os mantenedores recebem:

- Conexão com startups do Brasil e do Mundo visando soluções para os desafios da sua empresa  

- Exibição da marca no HUB e suas comunicações  

Fomento da cultura de Inovação

Além das oportunidades de negócio, a proximidade com um ambiente de inovação traz como benefício a renovação da cultura da empresa. Os empregados podem absorver uma mentalidade mais empreendedora ao interagir com as startups, o que é essencial para a empresa permanecer continuamente se reinventando.  

Neste pilar os mantenedores recebem:

- Participação e conexão com os membros da comunidade do Energy HUB  

- Eventos e Workshops setoriais

- Meetups voltados para Inovação Aberta, Energia e Tecnologias Habilitadoras

- Utilização dos dependências do Energy HUB

- Utilização do Know How e Networking da Sai do Papel (Aceleradora) e We Work

Para o Ecossistema de Energia

- Apoiar as startups na estruturação de seu negócio e em sua conexão com clientes e investidores, contribuindo para aumentar a taxa de sucesso dos pequenos empreendimentos inovadores;
- Auxiliar na geração de empregos qualificados e no desenvolvimento de mais startups no segmento de energia;
- Facilitar a criação e exploração de novas tecnologias e modelos de negócio

- Fomentar um ambiente empreendedor mais inclusivo, quanto a pensamento, gênero, raça, etc.

Eventos

Os Desafios da Transformação Digital e Inovação Aberta no setor de Energia

18 de março de 2020

09:30 – 13:00

Primeiro Webinar do Energy Hub SDP

Evento On-line

Venha se conectar com o 

Energy HUB SDP!

31 de março de 2020

09:30 – 12:00

Segundo Webinar do Energy Hub SDP

Evento On-line

Contato

WeWork Bossa Nova Mall

Avenida Almirante Silvio de Noronha, 365 - Centro, Rio de Janeiro

(21) 3153-5749

Fale conosco

arrow&v
 

Participantes:

Empresa organizadora: