A tecnologia e inovação do Fablab do SENAI

Atualizado: 7 de Jun de 2018

Você já ouviu falar sobre o Fablab do SENAI? Sabe para que serve e o que fazem nesse espaço? A Sai do Papel esteve em uma das unidades e conheceu de perto a incrível estrutura e inovação presente nesse laboratório.

O Fablab é muito mais do que uma simples sala de aula ou um laboratório de prototipagem,  é um espaço intrigante e estimulante, onde os alunos são instigados a respirar inovação e tecnologia. A junção da educação com tecnologia de ponta faz do Fablab o lugar perfeito para iniciação de projetos e concretização dos mesmos, lá é possível realizar o processo produtivo para construções de soluções para a indústria  desde a ideia até os protótipos finais.

Os alunos passam por todas etapas, incluindo o aprendizado para a elaboração da documentação técnica dos projetos, até alcançarem a avaliação do produto.

No Fablab toda ideia inovadora é super bem vinda e sempre proposta e avaliada em equipe, dessa forma é possível a maior interação entre os alunos, aprimorando também a concepção dos mesmos sobre cada projeto de forma peculiar.

Estrutura e tecnologia do FabLab

A indústria, assim como outros mercados, se transformou, se modernizou e ter o preparo para esse novo desafio é essencial. O SENAI Rio garantiu o suporte e assumiu estar preparado para todas as demandas que poderiam surgir.

Esse laboratório de fabricação digital conta com a mais alta tecnologia, onde acontece a escolha de construção e materiais de cada protótipo e  realização de testes e ajustes dos projetos. É o espaço onde uma ideia pode virar aquela solução e um simples aluno dedicado, um profissional multidisciplinar preparado para a nova indústria, que sofreu novos avanços na manufatura digital.

Entre os equipamentos e softwares que se encontram no FabLab podemos ver as máquinas de corte a laser, kits Arduino para montagem de circuitos eletrônicos e até a impressora 3D.

Com toda a certeza o futuro da indústria está presente no FabLab.

Além do seu laboratório piloto em Benfica no IST Automação e Simulação, dois novos FabLabs foram abertos no SENAI Campos e no SENAI Friburgo  e mais duas unidades serão inauguradas em Resende e Niterói.

A seguir algumas fotos tiradas pelo nosso fundador Carlos Junior:


Mais informações sobre o FabLab e sobre os cursos disponíveis no laboratório, acesse o site da SENAI e fique por dentro de todas as novidades.

Para mais notícias do mundo do empreendedorismo, acesse nosso blog.



0 visualização
whatsapp (4).png