Guia básico para iniciar sua startup

Muitas pessoas começam suas startups sozinhas e isso pode ser de certa forma frustrante. Ter alguém para tirar suas dúvidas e orientar o caminho é fundamental nesse momento da sua jornada empreendedora.

Quando se inicia uma startup, se busca atender necessidades de uma sociedade ou um público com um produto ou serviço inovador ou brechas em serviços já existente no mercado. Ao iniciar uma startup, você deve ter certeza de que é um produto ou serviço que realmente atenda uma necessidade. E para isso você pode contar com programas de Pré-Aceleração presencial ou online, onde você terá a orientação que precisa para validar sua ideia.

Vejamos quatro etapas que irá te ajudar na construção de sua startup:

> Ideação

No início, pesquise uma necessidade ou problema a ser resolvido e pense em uma ideia de como aquela situação poderia ser solucionada.

Nesse momento ainda não existe certo ou errado. E também não existe ideia ruim, mas ela precisa ser testada e se realmente atende uma necessidade do mercado.

> Validação

Não basta achar sua ideia que é sensacional, é preciso validar seu produto ou serviço. A validação de ideias é uma das fases mais importantes de sua startup. Aqui será ser testada e irá responder se sua ideia atende uma dor ou resolve uma necessidade. Essa etapa faz com que você diminua o risco do seu negócio. Aqui você vai perguntar ao seu cliente e ter um feedback em relação ao seu produto ou serviço.

> Prototipagem

Essa fase de criação da sua startup você vai criar um protótipo do seu produto ou serviço. E nesse momento é criado o modelo de teste do produto e serviço que foram idealizados. Uma boa análise dos resultados é fundamental para saber se a solução é viável.

> Conclusão ou Pivotagem

Se todos os resultados foram exatamente com o esperado e você tem um produto ou serviço viável, é hora de seguir para os próximos passos em sua jornada empreendedora.

Se feita a análise do produto ou serviço e o resultado não foi o esperado, não há motivo para pânico. É hora de rever as estratégias e de definir as alterações no processo, seja mudar a forma de condução ou algum elemento para que sua startup cresça.

Mas sua jornada não termina aqui! Até agora só foi feita a validação da sua ideia. A partir daí é hora de acelerar sua startup que recomendamos que conte com um programa de aceleração, onde contará com todo apoio para que sua startup decole. Você terá acompanhamento e mentorias que te ajudará em todas as etapas deste processo.

Quer ficar atualizado?
Inscreva-se em nossa newsletter