Quais são os 3 aspectos comum em startups de sucesso?


Em um mundo altamente competitivo emplacar um negócio de sucesso não é tarefa fácil. Todos os dias surgem novos negócios e muitos inovadores, mas existem aqueles que são o ponto fora da curva.


O autor canadense Malcolm Gladwell no livro Outliers: Fora de Série, aborda a desconstrução o senso comum que temos formado em torno do sucesso. Através de seus estudos e pesquisa concluiu que existe um padrão característico no comportamento para negócios e pessoas de sucessos.


Neste artigo vamos abordar 3 aspectos característicos em comum em startup de sucesso:


1 – O perfil do empreendedor

Um aspecto comum em todo empreendedor de sucesso que está à frente de sua startup é a capacidade de realização. Eles acreditam fielmente em seu negócio e conseguem ver o valor que seu negócio pode proporcionar a vida das pessoas. Outro, é a vontade de vencer os desafios da jornada empreendedora e aprender com os fracassos. Também entende que ninguém vai a lugar nenhum sozinho e que o sucesso virá com a soma de forças de seus colaboradores e seu networking.


Se seu negócio ainda está na fazer de ideação procure um programa de pré-aceleração para te ajudar nessa fase inicial de seu projeto ou se já teve seu negócio validado é importante que passe por aceleração, pois além de ter suporte como mentorias e orientação, irá também contar com o social learning para melhor imersão no ecossistema.




2 – Autoridade na segmentação

Ninguém cria um produto/serviço e comunica para todos os públicos de 0 a 100 anos e de todas as classes sociais. É importante identificar e saber de forma específica quem é seu público alvo e comunicar especificamente a esse público. O que ocorre com muitos negócios que não conseguem crescer mesmo tendo um bom produto é a falha na comunicação. Poderiam já estar faturando milhões, mas estão gastando sua energia em comunicar ao público errado. Por isso é importante saber quem é e qual a forma certa de comunicar para esse público específico que chamamos na publicidade de stakeholder.


A partir daí, já segmentado, é hora de saber em que aspecto seu produto/serviço se diferencia da concorrência. O valor que você realmente entrega para seu público. Algo que te faça único e que faça seu público escolher você ao invés de seus concorrentes. Ser autoridade é ser a referência em um determinado mercado ou segmento dentro desse mercado e não necessariamente ter só o conhecimento sobre o produto.




3 – A capacidade de sempre melhorar

Também é fundamental acompanhar as inovações e tudo que acontece a sua volta. Talvez você possa lembrar de algumas marcas que já foram únicas ou referencias no mercado e que hoje quase não se ouve mais ninguém falar como a Foursquare e a Blockbuster entre outras.

É preciso rever sempre as estratégias e se reinventar sempre! Questione-se sempre em que você pode melhorar em suas estratégias, seja na abordagem da comunicação ou na experiência de seus usuários na utilização do seu produto.




Além desses aspectos, você poderá ir vendo outros ao longo da jornada para que sua startup ou negócio encontre um caminho promissor. Todo conhecimento e mindset podem ser adquiridos. Assim como os atletas, empreendedores precisam ter um sentimento de determinação em sua trajetória e sempre buscar melhores resultados.


No próximo artigo daremos continuidade sobre esse tema e falaremos sobre 4 etapas necessárias para startups de sucesso.

955 visualizações
whatsapp (4).png