Segurança e privacidade dos aplicativos de mensagens

Atualizado: 15 de Jun de 2019



Segundo a GSMA, uma entidade global de telefonia móvel, o número de pessoas que têm smartphones no mundo é de 5 bilhões. No Brasil segundo o IBGE, os dados da última pesquisa feita 2016, mostram que dos 116 milhões de pessoas que acessaram a internet, 94,2% enviaram ou receberam mensagem de voz, texto ou imagem por meio do uso de redes sociais e aplicativos como Whatsapp, Telegram e outros.

É fato que vivemos hoje em mundo altamente tecnológico e o empreendedorismo digital é crescente. E que boa parte das pessoas, principalmente no mundo ocidental, utiliza telefones celulares e internet para se comunicar, tanto na vida pessoal quanto para aceleração dos seus negócios na vida profissional. Mas até onde vai a segurança desse fluxo de dados que transitam na rede?

A crescente utilização de aplicativos de comunicação criptografados, torna esse meio mais seguro quanto ao envio e recebimento de mensagens que estão em trânsito. Mas a possibilidade de invasão de hacker ou até mesmo apreensão dos dispositivos físicos se tratando de alguma ordem judicial, torna a segurança das informações vulnerável. Já podemos ver no mercado aplicativos dedicados como o botão de pânico e modo de emergência que bloqueia o telefone e limpa os dados do telefone se não for destravado dentro de um certo tempo. E também o modo exclusão normal dos dados nos aplicativos de mensagens. Estes são úteis, mas não eficazes quando se trata da segurança das mensagens se o acesso está sendo feito por terceiros de forma não autorizada.

Talvez esse seja o grande desafio para ser desenvolvido por startups de tecnologia. A criação de alguma forma eficiente ou aplicativo dedicado que pudesse ser acessado remotamente para a exclusão de emergência de dados de mensagens para situações em que o aparelho não esteja mais sob o controle do proprietário. E enquanto isso não acontece, o método mais eficaz é excluir os dados, mas essa forma ainda requer tempo hábil para a exclusão.

0 visualização
whatsapp (4).png